segunda-feira, 12 de abril de 2010

Brasil

População Taxa de natalidade e mortalidade
IDH
Segundo o relatório do Indice de Desenvolvimento Humano 2007/2008 do Programa das Nações Unidas do Desenvolvimento (PNUD) o Brasil entrou pela primeira vez no grupo do alto desenvolvimento chegando a atingir em 2009 0,813 se pondo na 75° colocação. Como pode um país entrar como desenvolvido com esses números? Vamos dar uma olhada nas estatisticas da Itália e comparemos com o Brasil. Uma grande diferença a entre os dois país.
Educação: Certamente este é o setor mais importante para o desenvolvimento de um país. Embora o Brasil tenha avançado neste campo a muito o que fazer ainda. Ainda se encontra muitas pessoas analfabetas pelo Brasil, e ainda a muito o que melhorar
Saúde: Aqui no Brasil como na Itália também tem o setor público e o setor privado, só que ao contrario da Itália, aqui o atendimento público não é tão eficas como lá. É demorado e nem sempre eficiente. O setor privado acaba sendo caro para alguns de pouca renda e com isso fazendo com o que as pessoas dependam do setor publico.
Aqui no Brasil temos hospitais sedes tais como o Latin American and

Saúde e Educação

Saúde:Na Itália existem setores privados como públicos,mas como o setor público é tão eficiente e não custa muito caro a população acaba preferindo este setor, agora o privado geralmente usa quem tem um poder aquisitivo maior e não gosta de pegar filas, mas podemos dizer que no setor saúde esse país anda super bem. Por conta disso seu IDH anda bom :)
Setor Publico: Cada cidadão italiano tem seu medico gerenalista. Este médico é escolhido por um cidadão que entre os médicos atendem perto de sua casa. O atendimento é inteiramente grátis e sem marcar horário. Quando o cidadão tem necessidade do atendimento e o seu médico não se encontra em horário de serviço ele é mandado diretamente ao pronto socorro.
No pronto socorro o atendimento é grátis só se for de emergência ou urgência. Caso não seja o cidadão deverá pagar um 'ticket'
Educação: A educação na Itália é muito diferente do que no Brasil. Lá o ensino é mais puxado e exige do aluno horas e horas de estudo.
Ensino Primário: O jardim de infância, que começa aos 3 anos de idade, é estatal, e também existem escolinhas privadas, de freiras. O serviço estatal cobra uma pequena taxa que varia conforme sua renda, além disso, tem que se pagar pela comida da criança, que na maioria das vezes é feita no refeitório, por conta disso a cota é mínima.
Segundo Grau (Ensino Médio): O segundo grau também é de graça, mas se gasta muito com livros, por conta de sere várias matérias e cada uma delas um livro. Lá o ciclo se divide em 3 anos do ensino inferior e mais 2 anos no superior (no caso o 2º grau). Ao terminar esses 5 anos, exite um exame (tipo ENEM), chamado de EXAME DE MATURITÁ, que da um diploma que faz com que você entra na faculdade ou de um emprego decente. Até os 16 anos é obrigatorio ir a escola.